sábado, 5 de junho de 2010

JOÃO VICENTE VENCE NO DESPORTO ESCOLAR

Foto: Pódio masculino. Da esquerda para a direita: Miguel Ferreira, João Vicente, e, José Catarro.

Foto: Pódio feminino: Cátia, Inês Oliveira, e, Diana Ribeiro.

Foto: Local dos jogos.


JOÃO VICENTE (INSTITUTO PEDRO HISPANO - SOURE) e DREN VENCEM NACIONAL ESCOLAR



Disputou-se em Albergaria (Aveiro) o Nacional Escolar de Xadrez-2010, participando 56 jovens (7 Femininos) oriundos de Escolas do Minho ao Algarve, após serem apurados nos respectivos Campeonatos Regionais.




Estiveram presentes alunos de Escolas representantes das Direcções Regionais de Educação do Norte (DREN), Centro (DREN), Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT), Algarve (DREALG), estando ausente o Alentejo.



O Campeonato constou de 2 Torneios, um individual em 9 Rondas, ritmo de semi-rápidas (20 minutos/jogador) e outro por equipas, no ritmo de rápidas, jogado a 15 tabuleiros entre as DRE`s.




O Torneio individual decorreu sob o signo de algum equilíbrio nos primeiros tabuleiros, ficando Miguel Ferreira (EP Gaia) em situação privilegiada para vencer a Prova, quando na Ronda 5 venceu João Vicente (Instituto Pedro Hispano-Soure).




Quando se chegou à última ronda bastava um empate ao Miguel Ferreira para se sagrar Campeão Nacional, mas a surpresa aconteceu, com José João Catarro (Instituto Pedro Hispano-Soure) a vencer rapidamente o Miguel e com essa vitória a alcançar o 3º lugar. Decorria ainda o jogo entre João Vicente e Ângelo Almeida (EP Gustave Eiffel-Lisboa) que o João acabou por vencer num final equilibrado, conquistando o Título Nacional.
Na competição por equipas a DREN venceu com naturalidade, apresentando o colectivo mais forte, repetindo o êxito de 2009.




De salientar o clima de grande amizade entre todos os participantes, nesta grande festa do Desporto Escolar em que a alegria foi a nota dominante.




CLASSIFICAÇÃO INDIVIDUAL:
João Vicente (Instituto Pedro Hispano - Soure)
Miguel Ferreira (EP Gaia)
José João Catarro (Instituto Pedro Hispano - Soure)
4º João Costa (EB Gil Vicente)
5º Carlos Machado (EB Gil Vicente)
6º Maria Inês Oliveira (Didáxis-S. Cosme) ( CAMPEÃ NACIONAL ESCOLAR FEMININA)




CLASSIFICAÇÃO COLECTIVA:
1º Direcção Regional de Educação do Norte (DREN)
2º Direcção Regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo (DRELVT)
3º Direcção Regional de Educação do Centro (DREC)

Sem comentários: