quinta-feira, 13 de maio de 2010

MOTO CLUBE DO PORTO ADOPTOU TROÇO IDÍLICO DO RIO NEIVA



MC Porto adoptou troço idílico do Neiva
09-05-2010

Projecto Rios começa com o pé direito no nosso clube

9 elementos do MC Porto, auxiliados pelo secretário da Junta de Freguesia de Panque, deram o pontapé de partida para a adopção de 500 metros do rio Neiva nesta freguesia barcelense no domingo 9 de Maio de 2010, iniciando assim oficialmente a adesão ao Projecto Rios.

Honrados pela presença do coordenador máximo no nosso país, o Engenheiro do Ambiente Pedro Teiga, o grupo do MC Porto não virou a cara às previsões de tempo pouco satisfatórias e, pontualmente, fez-se ao caminho para subir este belíssimo rio tão bem conhecido de passeios mototurísticos por nós organizados em 2006 e 2007.
Foram estes conhecimentos do Neiva, rio de cerca de 45 km, mais de 50 pontes e 150 engenhos que fez com que o MC Porto fosse adoptar um curso de água a cerca de hora e meia de caminho da sua sede. Afinal o Tinto, Torto, Fereira, Sousa ou Leça ficam muito mais perto.
Mas o Neiva é fabuloso, quase puro, tem muito património, restaurante a jeito, boas estradas até lá e uma Junta de Freguesia que nos apoia.

Descobrir para escolher

Esta primeira visita oficial visou delinear ao certo que 500 metros de rio o MC Porto deveria adoptar. Com as indicações de António Neves, jovem e entusiasta secretário da junta, acabamos por subir um pouco mais o leito, abandonando a ideia inicial de abraçar o troço junto ao local onde organizamos o Piquenique Brincalhão de 2009. Um quilómetro acima, as características de rio de montanha do Neiva encantam o mais insensível. Os moinhos, recuperados ou não, a vegetação envolvente, as pequenas pontes e o turbilhão da água não nos deixaram dúvidas.
O “professor” Teiga sacou das fichas do kit e passou-as ao pequeno Diogo, um dos cinco Meireles, família que aderiu em peso. Todos juntos preencheram-na de acordo com as indicações à vista. Cor da água, odores, fauna e flora, património adjacente, caminhos, povoações, agricultura... O Henrique Maia, Carlos Gomes e Ernesto ajudavam os progenitores Jorge e Margarida Meireles. Os pequenos David e Inês, irrequieto e concentrada respectivamente, apreciavam a tarde, os momentos e a envolvente fantástica. A animação era a melhor pois já se tinha almoçado e até visitado outros três bonitos pontos do Neiva pelo caminho (Fragoso, Tregosa e Ponte das Tábuas).
Sempre com grande espírito de descoberta, os dez amantes da Natureza subiam e desciam ladeiras e caminhos, saltavam rochas, muros e portões. Os acessos às margens são públicos e não podem ser vedados, dizia-nos o Pedro, bom conhecedor destas legislações já tão antigas mas que muitos descuram. E ía elucidando perante o pasmo de todos.

Salamandra rara e água excelente

E assim fomos continuando a descer o rio, à procura de tudo o que parecesse interessante. A Primavera, no auge, mostrava todo o esplendor no coberto vegetal, de dezenas de espécies de árvores, arbustos e flores e onde as exóticas, felizmente, não tinham lugar.
No local, cerrado e muito sombreado, vimos falcões, alvéolas e andorinhas.
Mas o ex-líbris foi a salamandra lusitânica que o Pedro conseguiu apanhar num monte de vegetação cortada.
Este anfíbio é raro - em vias de extinção mesmo - e endémico deste canto da Península Ibérica!

Muitos pulos e saltos abaixo, foi altura de se testar a qualidade da água. Com quê? Com os macroinvertebrados, minúsculos insectos, larvas e organismos que se podem encontrar sob as pedras do rio. E o veredicto foi o melhor. Rio em excelente estado!

Final com trails

Foi o melhor final, após um dia muito bem passado. Regressado ao centro de Panque, o grupo fez a festa no Café Costa, com um lanche rijo, saboroso e bem minhoto onde não faltou o champarreão.
E também não faltou a aparição do grupo do Passeio de Trails Land Parts MC Porto, vindo da serra de Arga. Esbaforidos e quase eufóricos, os sete motociclistas contrastaram em equipamentos. Também provaram da petisquice e consolaram-se a narrar episódios e aventuras. Mas estas peripécias ficam para outra notícia.

O MC Porto voltará ao Neiva no próximo Outono. Pelo menos. A partir de agora, vamos ter muitos motivos para lá voltar.

Mais informação do Projecto Rios em www.projectorios.org






Posted by Ernesto Brochado

Sem comentários: