quarta-feira, 23 de dezembro de 2009

MOTO CLUBE DO PORTO TAMBÉM "ESMIUÇA" NO PASSEIO DE NATAL

Esmiuçamos o Corno do Bico 20-12-2009


Passeio de Natal deu uso à roupa térmica MCP


O MC Porto cumpriu até mais do que prometeu para este passeio de Natal 2009 pois para além do simples e informal evento mototurístico em excelentes e curvilínias estradas do Alto Minho, tivemos um dia de sol radioso neste domingo, 20 de Dezembro, que brindou a caravana de 32 motociclistas em 23 motos até Paredes de Coura.



Mas também é preciso dizer que se alguém duvidasse das baixas temperaturas vividas, as encostas do concelho de Arcos de Valdevez, completamente brancas da geada, mostravam bem como os termómetros andavam gélidos. Não eram só as ervas que estavam brancas. Eram giestas de dois metros de altura, muros, matos, árvores. Havia troços que quase lembravam nevões.
Mas o melhor do percurso, a Paisagem Protegida do Corno do Bico, estava ensolarada e magnífica.



Deliciados no carvalhal



Com a pontualidade costumeira dos sócios do MC Porto, os cafés começaram a sair de manhã na sede para que, após os habituais minutos investidos em conversa de grupo (brifalhada em português), a caravana se colocasse na estrada.
Na frente das 23 motos, um estreante nestas andanças: o Vasco Rodrigues, vespista e homem das trails que assim organizou o seu primeiro passeio de estrada para o MC Porto. E começou bem.
Idealizou um percurso muito, muito bonito no Alto Minho.
Contando com o regresso, tivemos cerca de duas horas e meia de autoestrada, duas horas de estradas nacionais e municipais e uns 30 minutos de estrada não pavimentada.



Para lá, fomos até aos Arcos no ritmo do mais recém-encartado do clube, o João Soares, filho do nosso Manel nº1. Parabéns, já vai na 2ª geração.
Diante da estátua dos cavaleiros que recordam o recontro medieval, as motos pararam meia horita para uma cafezada valente e aquecer os ossos num café panorâmico e confortável.
Aí começou a passeata com a subida ao Castelo, carvalhal de Miranda e miradouro de Senharei, sobre o vale do Vez.
Estavamos no último dia do Outono 2009 e os carvalhos e demais floresta vincavam a data.
Tons castanhos e amarelados encantavam a comitiva, numa região montanhosa felizmente ainda não achacada pelos eucaliptos. Um consolo.
No miradouro, atafulhou-se o pequeno espaço com as motos e foi hora de brincadeira e reconhecer as cristas das serras do Soajo, Amarela e Peneda.



Garranos motorizados



Por coincidência encontramos o João Paulo Fonseca e Mi na sua RT e fomos então para o ex-libris do concelho de Paredes de Coura, a Paisagem Protegida do Corno do Bico.
A sua travessia é feita em estrada de terra batida, em bom estado. Mas nem foram as regueiras que fizeram suar um ou outro motociclista menos habituado. Foram alguns troços com finas camadas de lama que puseram os sócios em sentido. Nada por aí além e que foram compensados pelos magníficos carvalhais atravessados. Houve quem visse duas manadas de garranos, quem visse só uma, quem não visse nenhuma.
Pena não termos parado no miradouro a cerca de 800 metros de altitude. Estava na hora de sentar à mesa, momento esperado por todos e que aconteceu logo de seguida no restaurante O Lino.
A mesa estava bem posta e durante duas horas aviou-se o lombo de porco e muita conversa entre todos. Temos sócios interessantes e que contam episódios curiosos e com humor.



Resumo: um panorâmico teste para os Pinguins


Refeição feita, companhia desfeita. Quase.
Nesta altura do ano os dias são minis. O sol põe-se rápido e não vale a pena rolar às escuras. Atestaram-se depósitos em Paredes de Coura e regressou-se a casa por Ponte de Lima. As despedidas fizeram-se na área de serviço de Viana e ponto final.
Deu uns 286 km da sede à sede, tirou-se o pó às motos e ganhou-se um pouco de lama.
Na memória ficou o convívio das pausas matinais e almoço e o itinerário muito bonito a partir dos Arcos até ao restaurante!
Boa, Vasco!









































Posted by Nestov

Sem comentários: