terça-feira, 30 de setembro de 2008

BOA IDEIA.....

Xadrez na escola pública muda vida de alunos

Inês Calado Do JC OnLine


Luan dos Santos, 13 anos, era o que alguns professores chamam de "aluno problema". Além de não estudar, juntava-se a outros que "eram problemáticos" ,para perturbar a sala de aula. Há três anos descobriu o xadrez na Escola Estadual Helena Pugó, localizada no Bongi, Zona Oeste do Recife. O jogo não mudou apenas a opinião do corpo docente sobre o aluno. O próprio rapaz diz que, hoje, é outra pessoa. "Aprendi a refletir antes de agir e não saio mais brigando por qualquer coisa. Posso até dizer que agora sou calmo", garante.
A história de Luan não é um caso isolado. Muitos alunos também chegaram na sala da professora Elizabeth Souza desacreditados.
"Tive uma aluna que, depois de vencer uma partida gritou: 'eu consigo pensar!'", lembra a professora que ensina o jogo há mais de dez anos.
Elizabeth, uma entusiasta que chega a tirar dinheiro do próprio bolso para que seus alunos participem de torneios, explica que o xadrez na escola não é apenas um jogo, mas uma importante ferramenta pedagógica.
"No xadrez, há uma guerra entre dois reinados e o objetivo é o xeque-mate no rei. Trazemos isso para a vida dos meninos, que precisam dar o xeque-mate na violência, nas drogas e numa série de outras dificuldades", compara.






XADREZ NAS ESCOLAS - O ex-governador Miguel Arraes inseriu a prática de xadrez nas escolas estaduais na década de 80. O diretor da Biblioteca Estadual de Xadrez Cristiano Lira, Marco Asfora, ressalta a importância do programa.
"Desenvolve a inteligência, memória e sociabilização dos alunos, além de afastá-los da ociosidade e estimular o poder de decisão e concentração". Segundo Marco, a biblioteca, que funciona no Centro Esportivo Alberto Santos Dumont, em Boa Viagem, oferece um acervo de três mil livros e é aberta ao público.

O programa Xadrez na Escola foi ampliado em 2005, beneficiando cinco municípios do interior do Estado: Limoeiro, São José da Coroa Grande, Tamandaré, Barreiros e Petrolina. A iniciativa é uma parceria da Secretaria de Educação com o Ministério dos Desportos e tem como objetivo garantir aos estudantes a inclusão social com o acesso ao desporto, além de desenvolver conceitos e habilidades de liderança, trabalho em equipe e disciplina. Foram distribuídos kits, incluindo mural, tabuleiros e peças.





in rádio jornal online

foto by Juliana Chiu

Sem comentários: