quarta-feira, 23 de julho de 2008

ECOS DO NACIONAL FEMININO


Terminou no Domingo passado, o Campeonato Nacional Feminino, em que a WIM Ana Baptista, jogadora ainda sub-18, se sagrou brilhantemente Campeã Nacional.


Os Campeonatos realizaram-se no Complexo desportivo do Monte Aventino, na cidade do Porto.


O local é bastante bonito, tendo boas condições para uma prova com estas caracteristicas. Como senão, o facto de não ter ar condicionado a funcionar, o que tornou a prova penosa, seja para as jogadoras, seja para os ábitros e dirigentes presentes, dada a canícula que se fazia sentir. Haveria que rever este aspecto para provas futuras.


Ao longo da prova apercebi-me de uma polémica, em torno da selecção nacional feminina para as próximas Olimpíadas.


Em vários blogues de xadrez, dizia-se que não era justo, ter-se selecionado um elemento, que não sendo já muito jovem, nem sequer tendo participado, nestes campeonatos nacionais, iria participar nestas Olimpíadas, em detrimento de outros elementos mais jovens.


Falava-se nomeadamente, na Bianca Jeremias, jogadora número 5 portuguesa, com ELO Fide 1990, militando no CPND de Albufeira, Algarve.


Esta jogadora, embora tendo feito uma boa prova, perdeu um pouco de folego no fim do campeonato, tendo obtido o 5º lugar com 5 pontos.


Não estando aqui a discutir os critérios da FPX, que não conheço suficientemente, parece-me, que o resultado dos campeonatos nacionais também deveriam ser levados em linha de conta, para o escalonamento das selecionáveis, para as equipas nacionais.


Assim, penso que a jogadora do Clube dos Galitos, Ana Margarida Ferreira, de 21 anos, ELO Fide 1667, tendo-se sagrado vice-campeã nacional, também deveria ser contempelada numa próxima selecção nacional.

Acho que embora a 5ª jogadora selecionada, tenha grande valor, e, talvez já tenha dado muito ao xadrez nacional, se deveria apostar mais nas jogadoras jovens, com hipótes de progressão, em detrimento de jogadoras veteranas, com menos futuro na modalidade.
Como quem pode manda, o objectivo desta opinião, é fazer as pessoas refletirem sobre estas questões, e, se alguma coisa estiver errada, procurarem que as coisas sejam corrigidas.

Foto e texto by Afonsov

Sem comentários: