29-09-2009
Moto Galos organizaram grande passeio em Ponte de Lima
Vindimar em Ponte de Lima
Moto Galos fazem Troféu turístico Michelin da FMP voltar à faina
Aos Moto Galos de Barcelos bastou mostrar metade do concelho de Ponte de Lima – o que fica a sul do rio – em 101 km de veigas e montes para consolar e surpreender os 57 participantes do seu 8º moto-rali turístico a 26 e 27 de Setembro de 2009. Mas que consolo esta sexta jornada do 13º Troféu Michelin da FMP desta tão turística actividade! Após dois meses e meio a abrir o apetite devido às férias (o último MR tinha sido o do Mototurismo do Centro a 11 e 12 de Julho), o tema que os trabalhadores mototuristas barcelenses escolheram bateu certo em tudo “Depois da festa apanham-se as canas e volta-se à faina”. Ai voltamos, voltamos. De novo de road-book no saco de depósito, folha de perguntas e máquina fotográfica em riste lá nos fomos deslumbrando num Minho rural e em plena vindima. O percurso traçado foi dos melhores, pelas melhores veredas, veigas e campos, subindo até às médias montanhas do vale do Trovela. Com partidas e chegadas sempre junto à ponte romana/medieval de Ponte de Lima, as etapas foram curtas em quilómetros mas extensas em descobertas. Ora a ladear o Lima e suas ecovias, ora a descobrir moinhos de água e aldeias e a ter contactos espontâneos e desconcertantes com as dadas gentes minhotas. E a equipa dos Moto Galos colocaram a massa nas mãos dos mototuristas. Vestiram-nos de freiras, fizeram-nos desfolhar o milho de Vitorino dos Piães, vindimar as tintas do Sr. José Costinha, apanhar as castanhas da Quinta do Casal, dançar o vira minhoto e prestar muita, muita atenção ao património limiano. Ora na vila – a mais antiga de Portugal, anterior à Fundação e que continua sem querer ser cidade – ora pelas colinas em volta. É que os solares e casas apalaçadas são aos molhos, ao virar de qualquer latada, olival ou souto. E com o sol a ajudar e o vinho novo a escorrer no fim dos périplos, a borga tinha de ser muita. Com uma divertida Magistuna ao serão, a festa fez-se sem cerimónias. O domingo foi mais do mesmo e ainda bem. Curtinho que era dia de votar, terminou em horário recorde. Pouco depois da 1.30h da tarde, em Barcelos, Eduardo Rodrigues, Pedro Lourenço e Pedro Sousa, em representação de uns Moto Galos de parabéns, entregavam bonitas peças de artesanato minhoto e desejavam boa viagem às 38 equipas oriundas de 12 motoclubes. Os mais regulares foram estreantes e da casa. Sorte de principiante? Bons conhecedores da região e costumes? Como tal, a pontuação máxima vai para Carlos Castro e Catarina Gonçalves do Clube Varadero Portugal. Classificações actualizadas já de seguida.
MC Moura organiza o próximo a 17 e 18 de Outubro
Recordamos que a passeata do Moto Clube de Moura - dedicada este ano a Arraiolos e Évora - deu dois saltos de uma só vez no calendário. Do inicial 3 e 4 de Outubro fugiu para não coincidir com o GP de Portugal, no Estoril. E depois teve de fugir de novo às eleições autárquicas.
O MC Conquistadores de Guimarães terminará uma vez mais o 13º Troféu MR Michelin a 14 e 15 de Novembro numa rota que levará os mototuristas da Cidade Berço a Vila Pouca de Aguiar dando a conhecer as minas que outrora movimentaram as montanhas do norte.
Sem comentários:
Enviar um comentário