Excelente Piquenique Brincalhão (PC) proporcionou gargalhadas e desopilou fígados a mais de 40 participantes que se divertiram na sua 13ª edição com o apoio da DealerMoto e numa organização do Moto Clube do Porto e Grupo Motard da Maia neste domingo, 5 de Julho. Após vários anos em praias concorridas e com almoços de garfo e faca voltamos às origens, em autonomia, numa espécie de praia fluvial do rio Neiva, longe de tudo e com o café mais perto a um quilómetro no centro de Panque, freguesia de Barcelos. Foi um dia muito bom, de ambiente íntimo e despreocupado, sem mirones e em família.
Relatando este dia, tiramos o chapéu – e o capacete - a todos os convivas que saíram de casa rumo ao Minho numa manhã morna mas muito cinzenta e chuvosa. As previsões metereológicas sentenciavam uma tarde seca e com boas abertas para o vale do Neiva e acertaram. Mas sabemos bem que poucos são calculistas e o tempo que está na hora de acordar é fundamental para sairem de casa. Perdeu quem não saiu à estrada. Após um passeio simples e minhoto do vale do Cávado ao do Neiva, com aprazível paragem em Tregosa, a minicaravana arribou por volta do meio-dia e um quarto ao terreno do acolhedor Sr. Costa, o presidente da freguesia de Panque que nos abriu o portão para motos e brincadeiras.
Bem na margem do Neiva, forrado a amieiros, salgueiros e carvalhos, o campo onde brincamos toda a tarde reúne as condições necessárias para os nossos piqueniques brincalhões. As motos bordejaram o espaço perto de um arruinado lagar de azeite e as toalhas e mantas estenderam-se junto ao rio, ao som da queda de água. O Cuarlos tinha madrugado e já tinha toda a panóplia de materias para os jogos prontos. Andas, esquis, capacetes, bandeiras, mecos, vendas e apitos, placas, tabuletas, etc. O Zezé de Braga trouxe importante grupo de amigos, foliões e que entraram bem no espírito da coisa.
Malta alinha na palhaçada
E passou-se ao primeiro jogo: o Slalom Gigante de Esqui Alpino. Cada equipa, de dois elementos, tinha de passar por uma série de portas, marcadas com bandeiras coloridas. O senão era o facto dos esquis duplos não darem jeito nenhum, os olhos estarem vendados e com capacete Altis por cima e ainda terem de levar um ridículo guarda-sol para proteger das queimaduras solares.
Com galhofa pegada, a malta alinhou na tanga, dos caçulas aos mais respeitáveis cabelos brancos. Já nem sabemos quem ganhou. Mas todos estão de parabéns. As “portas” mudavam de sítio, a meta fugia de um lado para o outro, a batota era mais que muita, as crianças eram levadas ao colo, as senhoras ajudadas, os ferrinhos baralhados e sabotados... Serviu para abrir o apetite e a pausa para morfes soube pela vida. Mas foi sol de pouca dura. Esse, pois o astro rei estava firme no céu de Panque.
Com os panados e sandochas no papo passou-se à Corrida das Andas. Alinharam uns 30! Tanta eliminatória. Nem foi preciso sabotar ninguém. Poucos são os que se ajeitam com aqueles paus tramados. Mas também houve boas surpresas. Tivemos até um duelo xadrezístico, entre o Afonsov e Matos, estreante nestas coisas com a “paparazzi” Juliana. Renhidas ficaram marcadas as corridas das criancinhas, ajudadas pelos progenitores. Todas queriam ganhar, espírito levado a sério também por um adulto, incontornável presença há uma década no PC. Sim, o Ricardo Falcão. Não deixa que um pirralho de 9 anos o ultrapasse. Dá o litro e persegue a meta (essa marota que não pára quieta) com unhas e dentes cravados nas andas. Tinha de chegar à final, ombro a ombro com o pequenito Zé Eduardo. Ora numa final que se preze, a meta mudou para a borda do rio. Os atletas em busca da glória não hesitaram em se atirar à agua, de capacete e andas. Mas a meta tinha barbatanas e fugia Neiva acima e Neiva abaixo. Foi uma paródia que consagrou o Zézinho, campeão levado em ombros.
Fazer força entre trutas
Chegou a hora do banho e de um jogo mais aquático, o da corda molhada. Junto ao açude, as equipas esforçaram-se apara levar a melhor num jogo de força, com mais batotice à mistura. Também já não sabemos quem ganhou. E veio o último despique da tarde, o famoso Jogo das Macas. Um par de paramédicos transporta um doente a soro. Após uma muda de maqueiros, o desgraçado do enfermo fica ainda pior após 15 voltas de cabeça para baixo e uma corrida desorientado e tonto. Bem... foi outra maluqueira com os maqueiros – bem artilhados de batas, toucas e proteções na boca e sapatos - a atropelarem-se mútuamente. As desgraçadas das criancinhas empenhavam-se tanto na rapidez que saíam das 15 voltas aos esses ou para as ervas. O Rodriguinho estatelou-se 3 vezes consecutivas.
DealerMoto generosa
Em apoteose os jogos terminavam para se encerrar estas olimpíadas com o sorteio de material oferecido pela Dealermoto. Um blusão, dois pares de luvas, óculos TT, bases para descansos laterais e kits de primeiros socorros foram sorteados entre todos os participantes dos jogos. A pequenada tirou os papelinhos e todos ficaram contentes. O Cuarlos agradeceu à comitiva a alegria e espírito e passou-se ao ataque do que restava das fêveras do Valente e tuperweres da rapaziada.
E como as energias são muitas neste clube, esteve-se mais de meia hora a saltar à corda em conjunto. Chegou-se a fazer um concurso vencido pela Sandra do Zezé. Está em forma.
Os últimos a sair fecharam a porta e foram oferecer uma medalha de agradecimento ao Sr. Costa pela amabilidade de nos deixar passar o dia no seu terreno. O anfitreão gostou do gesto, ficou sensibilizado e convidou-nos para voltar. Que maravilha! Obrigado, Sr. Costa!
Muitas fotos já de seguida, com a ajuda do Zezé!
Este nosso sócio – que muito ajudou à paródia, tal como o Ricardo Pipoca – colocou muita fotos nestes dois links:
http://picasaweb.google.com/jmanuelsantos/PicNicBrincalhaoEmPanque_2009_Parte1
http://picasaweb.google.com/jmanuelsantos/PicNicBrincalhaoEmPanque_2009_Parte2
Também o Matos e Juliana oferecem cerca de 300 fotos em
http://picasaweb.google.com/xnelox/MCPPiqueniqueBrincalhao
E filmes em
http://www.youtube.com/profile?user=xnelox007&view=videos
Próximo fim-de-semana de arromba
Agora vamos ganhar forças para o Aniversário do clube e Morcegos. Serão de caixão à cova e vão-nos ocupar 16 horas non-stop, da tarde de sábado, 11 à manhã de domingo, 12!
Fotos Seleccionadas:
Sem comentários:
Enviar um comentário