segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

OSVALDO GARCIA, MAIS UM AVENTUREIRO DO MOTO CLUBE DO PORTO À CONQUISTA DE ÁFRICA




Osvaldo Garcia vai atravessar África sozinho em AJP
21-01-2010

Sócio 9 do MCP será o adepto da selecção mais aventureiro

O motociclista mais multifacetado que conhecemos no MC Porto e Portugal – já competiu nas modalidades todas à excepção de motos de neve e pouco mais – Osvaldo Garcia, surpreende-nos uma vez mais e desta vez com um projecto solitário, aventureiro e muito corajoso:
Vai atravessar todo o continente africano, de Marrocos à África do Sul, só, numa AJP (única moto de fabrico português) de modo a chegar a tempo de assistir ao jogo inaugural da nossa selecção de futebol no Mundial!

Incrível, não é?O Osvaldo, nosso sócio nº 9 e organizador de várias provas de Campeonato do Mundo de Trial para o clube há cerca de 10 anos, está actualmente em grande forma. Os seus 50 e poucos anos não lhe pesam. O facto de ter sido avô há pouco também não e só quer é começar a ensinar ao neto como se conduz uma moto.
Não esqueçamos que a “Dinastia Garcia” começou no seu pai, José Garcia (sócio 2 MCP) que era piloto de velocidade em moto em Moçambique.
Com o pai, sua mãe e o irmão Jorge (todos sócios do MC Porto), Osvaldo inseria-se numa família que dava nas vistas pois todos os anos iam a Jarama ver os “GP de Portugal” em 4 motos...
André Garcia, filho de Osvaldo, tem o nome no Guinness Book of Records por ser o homem com mais títulos nacionais consecutivos do Mundo (no nosso nacional de trial)...


Rijo, rijo, rijo

Após esta breve apresentação, podemos referir ainda que o Osvaldo é participante habitual do Lés-a-Lés. Mas nunca numa moto “normal”. De Monkey, ciclomotor Luzeiro, Yamaha 50 ou side chinês já chegou ao palanque final na ponta da unha. Mas feito mesmo foi levar uma espécie de Solex a pedal na 8ª edição de Barcelos à Quarteira!

Com esta fibra, conhecimentos de mecânica e gosto por África (a juventude foi vivida em Moçambique) temos a certeza de que o Osvaldo vai conseguir estar na bancada a puxar pela equipa das quinas!

A moto escolhida é o modelo hoje lançado em Lisboa, um modelo de 200 cc e chamada de “Xutos & Pontapés” na presença da banda completa e do construtor António Pinto que tem sede em Penafiel e fábrica em Lousada. Para além da pintura traz uma pen com todas as músicas da banda e outros brindes.

A partida da aventura acontecerá a 4 de Abril em Lousada e o Osvaldo pode contar com o apoio do MC Porto!

Transcrevemos de seguida a notícia publicada em O Jogo On Line.


Osvaldo Garcia vai viajar por 16 países numa AJP Xutos & Pontapés

O motociclista Osvaldo Garcia vai fazer a travessia de 16 países numa moto AJP Xutos & Pontapés, lançada hoje no mercado, e saudar a selecção nacional no seu primeiro jogo em África do Sul, no campeonato do mundo da modalidade.

Com partida marcada para 4 de Abril, em Lousada, o motociclista propõe-se percorrer mais de 20 mil quilómetros através de Espanha, Marrocos (Sahara Ocidental incluído), Mauritânia, Mali, Burkina Faso, Benin, Nigéria, Camarões, Gabão, Congo-Brazzaville, República Democrática do Congo, Angola, Zâmbia e Moçambique.

A chegada a África do Sul está prevista para 15 de Junho e dará por cumpridos três objectivos: apoiar a selecção portuguesa no seu primeiro jogo no campeonato; demonstrar o potencial das motos produzidas pela AJP, que é a única fabricante de motociclos em Portugal; e “realizar o sonho antigo de uma viagem destas”, na altura em que Osvaldo Garcia tem “disponibilidade e patrocinadores” para o efeito.

Receio quanto aos riscos da viagem em territórios nem sempre pacíficos, o motociclista não tem.
Osvaldo Garcia diz que não está muito preocupado com questões de segurança “porque as coisas más, a acontecerem, tanto se dão em África como em Portugal, sobretudo numa altura destas, em que há tanta gente numa situação difícil devido ao desemprego”.
“Preocupa-me mais o estado do meu estômago, por causa do que vou ter que comer e da água que vou beber”, confessa Osvaldo Garcia.
“Não tenho muitas defesas físicas e em países mais estranhos, como o Egipto e a Tailândia, dei-me sempre mal com a comida. Numa viagem destas, sozinho, pode ser ainda mais complicado”.
Transportar alimentação própria não é uma opção muito viável.

António Pinto, fundador da AJP Motos S.A, está a adaptar a versão dos Xutos da PR4 de 200 centímetros cúbicos para as exigências da viagem, no que prevê a instalação de duas malas na moto, mas adianta que a prioridade será o transporte de uma tenda para as noites em que Osvaldo Garcia não terá onde dormir.
“A moto também vai ficar equipada com depósitos suplementares de combustível”, acrescenta o empresário.
“A autonomia normal é de 150 quilómetros, mas queremos que o Osvaldo tenha combustível para 600, porque, em certos percursos da viagem, ele não vai ter sítio nenhum onde abastecer”, diz.
O motociclista admite que também queria conduzir a moto na viagem de regresso, mas esclarece: “O [António] Pinto não me deixa. Diz que é para meter a mota no avião e vir com ela directo para cá”.

Tim, o vocalista dos Xutos & Pontapés, mostrou-se entusiasmado com o projecto: “Contaram-me quando estávamos a gravar os filmes de promoção às motas e achei muito engraçado”.


Janeiras e Comboios

Não esqueçam que esta 6ª feira, 22 de Janeiro, o clube estará em festa a partir das 20h com jantarada e nova incursão folclórica do MC Alfena.
Traz a tua multa (salgados, doces, vinhos, o que quiserem) e muita animação!

Domingo vamos em enorme caravana até Macinhata do Vouga passear pela ria de Aveiro e conhecer um interessante museu ferroviário.
Notícias detalhadas ao lado.






FOTOS SELECIONADAS, COM PARTICIPAÇÃO DO OSVALDO GARCIA:



Posted by Nestov

Sem comentários: